Telhas ecológicas: vale a pena investir nessa alternativa sustentável?

21 de fevereiro de 2023 109 Visualização(ões)

Ouviu falar sobre as telhas ecológicas, mas ainda não sabe se elas realmente são boas opções para a sua construção? Então, você não pode deixar de conferir esse artigo! Vem com a gente!

As telhas ecológicas trazem inúmeros benefícios tanto para o meio ambiente como para as finanças, uma vez que elas são mais sustentáveis e, claro, mais econômicas.

Mas, será que elas valem a pena? Quais são as vantagens e desvantagens em utilizar esses tipos de telhas? Saiba, agora, no Blog Hiper JN!

O que são as telhas ecológicas?

As telhas ecológicas, nada mais são, do que telhas construídas através de fibras naturais ou materiais reciclados, como é o caso de:

  • telhas de PVC
  • garrafas PET;
  • sisal;
  • tubos de pasta de dente;
  • coco;
  • bananeira; ou
  • embalagens tetra park.

Por essa razão, as telhas ecológicas são benéficas para o meio ambiente, uma vez que elas não são produzidas a partir de materiais poluentes ou tóxicos para o ecossistema.

Além disso, uma outra particularidade bastante interessante desses tipos de telhas é que elas não têm amianto em sua composição, um tipo de material extremamente tóxico tanto para o meio ambiente, como para os animais e seres humanos.

Quais são os tipos de telhas ecológicas?

Hoje em dia, existem diversos tipos de telhas ecológicas disponíveis no mercado, visto que elas podem ser fabricadas por meio de vários materiais sustentáveis. Dentre os tipos mais comuns, temos:

  • telhas produzidas com garrafas PET;
  • telhas produzidas com alumínio prensado;
  • telhas produzidas com fibras vegetais (no geral, a mais utilizada é a madeira de eucalipto); e
  • telhas produzidas com uma mistura de asfalto, fibras de papel e resina.

Assim como o tipo do material, as telhas também podem se diferenciar através de formatos e cores variados. Por exemplo, algumas têm o formato semelhante ao das telhas de cerâmica.

Vantagens em utilizar as telhas ecológicas

Agora que você já sabe o que são as telhas ecológicas, veja abaixo quais são as suas principais vantagens!

Resistência e durabilidade

Vamos começar pelos pontos que são mais importantes em uma construção: resistência e durabilidade. Independente de qual seja a matéria-prima, as telhas ecológicas são bastante duráveis e resistentes.

Acontece que elas são impermeáveis e não trincam ou quebram com facilidade, podendo resistir até mesmo a chuvas de granizo e ventanias. Com isso, no geral, elas apresentam uma duração mínima de 25 anos.

Leveza

Outra vantagem a se destacar é que as telhas ecológicas são muito leves e, por isso, elas são fáceis de manusear, favorecendo, então, a uma instalação mais rápida, fácil e segura.

Só para você ter uma noção: enquanto uma telha de fibrocimento pesa em torno de 30 quilos, uma telha ecológica pode pesar somente 3,2 quilos.

Econômicas

Engana-se quem pensa que as telhas ecológicas custam uma fortuna! Pelo contrário, atualmente elas têm o valor de mercado próximo das telhas de fibrocimento.

No entanto, vale destacar que elas também favorecem a economia na mão de obra, na estrutura e nos materiais para fixação do madeiramento. Logo, o seu custo-benefício é bastante atrativo!

Resistentes a mofos e fungos

As telhas ecológicas são bastante resistentes a mofos e fungos, pois elas não acumulam esses micro-organismos, o que proporciona mais limpeza e saúde para o ambiente.

Isolamento acústico e térmico

As telhas ecológicas contam com um excelente isolamento acústico e térmico. Isso significa que elas tendem a absorver calor, além de oferecerem uma importante proteção contra os raios UV.

Além disso, elas também evitam a passagem de ruídos externos e não propagam sons, garantindo, assim, um maior bem-estar e conforto para todos.

Fácil instalação

Devido a leveza, as telhas ecológicas são mais fáceis de serem instaladas. Por isso, o telhado pode ficar pronto mais rápido, sem contar que a mão de obra também pode ser mais barata.

Servem para diferentes construções

As telhas ecológicas também podem ser utilizadas em diversos tipos de construções, desde casas de alto padrão até casas populares, bem como fachadas, quiosques, coberturas para veículos, indústrias, comércios, prédios e galpões.

Sustentabilidade

Por último, mas não menos importante, apesar de ser super evidente, vale reforçar o fato das telhas ecológicas serem sustentáveis, uma vez que a sustentabilidade é um dos pilares mais necessários para a preservação do meio ambiente e da nossa saúde.

E as desvantagens?

Quanto às desvantagens das telhas ecológicas, podemos citar que:

  • elas requerem que a instalação seja feita por profissionais especializados, os quais devem seguir rigorosamente as normas estabelecidas pelo fabricante;
  • é de extrema importância ter atenção na hora de comprá-las, pois deve-se garantir que elas são de qualidade, verificando, também, a garantia de durabilidade do fabricante;
  • a inclinação do telhado deve estar sempre de acordo com os padrões definidos nos manuais.

E aí, gostou desse artigo? Aqui, no Blog Hiper JN, você pode conferir diversos outros posts que podem lhe ajudar no seu dia a dia. Aproveite!

Últimas postagens

Descubra maneiras de criar uma ambientação aconchegante

Por conta da rotina cansativa e corrida, às vezes tudo o que mais desejamos ao chegar em nossa casa é poder relaxar. E para conseguir atingir esse objetivo existem alguns fatores que são importantes, além de simplesmente tomar um banho quente e comer uma comida gostosa, por exemplo. Ter um ambiente aconchegante em sua própria […]

Guia completo sobre acabamento de tintas: o que são e quais são eles?

Quando se tem a intenção de decorar, renovar ou reformar a casa é normal que uma das etapas seja a de pintura e por isso, é de fundamental importância ter o conhecimento sobre os tipos de acabamentos de tintas para ter um melhor resultado no seu projeto.  O acabamento, sem dúvidas, é uma das partes […]

Hiper JN e Morar 2023

Hiper JN marcou presença com o mega projeto do “Morar 2023” em Mirassol D’ Oeste. Confira algumas imagens desse projeto que ficou IMPECÁVEL.

Hiper JN e Ciacollor realiza treinamento para Profissionais em Pontes e Lacerda

Nesta última Sexta-Feira (04/08/23), foi realizado um evento em parceria com a nova marca de tintas, Ciacollor. Neste evento, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer algumas linhas de produtos e tirar suas dúvidas. Confira fotos do evento:

Hiper JN e Ciacollor realiza treinamento para Profissionais em Mirassol

Nesta última Quarta-Feira (02/08/2023) foi realizado um evento em parceria com a nova marca de tintas, Ciacollor. Neste evento, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer algumas linhas de produtos e tirar suas dúvidas. Confira fotos do evento:

Hiper JN e Ciacollor realiza treinamento para Profissionais em Cáceres

Nesta última Terça-Feira (01/08/2023) foi realizado um evento em parceria com a nova marca de tintas, Ciacollor. Neste evento, os profissionais tiveram a oportunidade de conhecer algumas linhas de produtos e tirar suas dúvidas. Confira fotos do evento:

Postagens mais lidas

Cozinha americana: Dicas para arrasar na sua montagem!

A cozinha americana é um sucesso em várias residências sendo a união do prático com o sofisticado! Esse tipo de cômodo, no qual utiliza uma meia parede (que se transforma em um balcão) para separar a cozinha de outro cômodo, que geralmente é a sala de jantar, surgiu como uma alternativa para os apartamentos com […]

Descubra maneiras de criar uma ambientação aconchegante

Por conta da rotina cansativa e corrida, às vezes tudo o que mais desejamos ao chegar em nossa casa é poder relaxar. E para conseguir atingir esse objetivo existem alguns fatores que são importantes, além de simplesmente tomar um banho quente e comer uma comida gostosa, por exemplo. Ter um ambiente aconchegante em sua própria […]

Dicas essenciais para a escolha da torneira da sua casa

Ao reformar o sua casa, um dos itens que você deve ter bastante cuidado na escolha é a torneira. Além de ser um elemento estético importante para decoração, uma boa escolha fornece economia de água e pode até valorizar o seu imóvel. O mercado oferece diversas opções, o que gera muitas dúvidas na hora de […]

Quartzolit e Hiper JN realizam treinamento com profissionais da pintura

Apesar da forte chuva, nesta quarta (28) foi realizado mais um evento em Cáceres para apresentar os novos produtos quartzolit para profissionais, neste caso, as tintas Parede Nova, veja como foi: Se inscreva na caixa de email na lateral do blog para receber novidades.

Workshop Eucatex em parceria com a Hiper JN realizado nesta quinta foi um sucesso

Foi realizado mais evento de treinamento e capacitação para profissionais de pintura ministrado pelo influencer Dener, em Mirassol D’ Oeste, no dia 22 de setembro, neste evento foram abordados temas como pinturas, máquina wireless, empreendedorimo e gestão. Confira imagens do evento: Veja o depoimento do conhecido, João Pintor: Veja o vídeo do evento: Outros profissionais […]

Damme, Cortag e Hiper JN realizam treinamento para os profissionais

Com novos lançamentos de máquinas, pisos e porcelanatos, as empresas realizaram mais um treinamento e apresentação de produtos para qualificar ainda mais os profissionais. Foi pago 50,00 para dois profissionais que conseguiram cumprir o desafio de fazer os menores cortes no porcelanato de teste. Veja fotos do evento. Não esqueça de seguir nossas redes socias […]

Quartzolit e Hiper JN realizam treinamento com profissionais da pintura

Nesta terça (27) foi realizado mais um evento em Mirassol D’ Oeste para apresentar os novos produtos quartzolit para profissionais, neste caso, as tintas Parede Nova, veja como foi: Se inscreva na caixa de email na lateral do blog para receber novidades.

9 Dicas que você deve saber para evitar dor de cabeça antes de pintar sua parede

Agora é o momento de falarmos sobre um importante estágio do processo de construção ou reforma de um ambiente: a pintura. Seja porque você chegou ao final do seu projeto arquitetônico e agora está decidindo o que fazer com as suas paredes, ou porque resolveu dar uma repaginada, ou, ainda, porque está decidindo que rumo […]